30 anos
1980-2010

Em 2010, nos 30 anos sobre o boom, foram publicadas 18 entrevistas, 3 destaques e 9 colaborações de escribas da música nacional. Fica aqui esse registo/memória.

COLABORAÇÕES . 30 anos
DESTAQUES . 30 anos

TAXI – Entrevista a Rodrigo Freitas em Maio de 2010

 

Os Taxi foram uma das bandas mais marcantes do boom continuando as suas canções a sobreviver até aos dias de hoje. Actualmente, resolvida a disputa entre os membros da banda sobre os direitos do nome da banda, João Grande e Rui Taborda continuam o legado da banda nortenha. À época da presente entrevista ainda os Taxi eram os quatro elementos iniciais e com álbum a promover: "Amanhã".

António Luís Cardoso 

Image

Teria sido bem melhor que pudéssemos respirar entre os álbuns

1. Volvidos tantos anos sobre o ‘boom do rock português’, que memórias restam?
Muitas e boas. Em especial os grandes concertos que se davam com os poucos meios existentes na altura e o entusiasmo de Portugal ao receber um tipo de música, que já conhecia, mas agora era cantado em português e com letras que todos compreendiam.


2. O ‘boom’ precisa de pai? E será o Rui Veloso ou António Manuel Ribeiro? (E, já agora, os Táxi, dariam uns bons “pais do rock português”?)


Se a paternidade do “boom” sempre foi atribuída (e bem) ao Rui Veloso, para quê agora, 30 anos depois, fazer testes de paternidade?


3. Um disco e uma banda/músico do ‘boom’?


TAXI dos TAXI, claro!


4. Tendo sido das bandas mais mediáticas do boom, cujas músicas ainda hoje resistem ao tempo, na rádio e na memória de todos, preferiam ter crescido de outra forma, sem pressões editoriais?

Olhando agora para o passado e para esses tempos iniciais do “rock em português“, em que, por necessidades editoriais, éramos quase “obrigados” a compor durante as tournées, teria sido bem melhor, tanto para nós como para as editoras, que não houvessem tantas pressões e que pudéssemos respirar entre os álbuns. No entanto e como é usual dizer, “prognósticos no fim do jogo”…


5. “The night” é um regressar ao propósito inicial da banda, cantar em inglês, como já havia acontecido com os embrionários Pesquisa e o projecto do 1.º álbum?

The Night foi um álbum pensado e composto para o mercado internacional, dando continuidade à tentativa de internacionalização, que era, na verdade, o projecto inicial da banda. No entanto, a nossa aposta não foi bem acompanhada pelos que a deviam ter acompanhado na altura e o álbum nunca foi muito conhecido.


6. Como surgiu a ideia da lata na edição do “Cairo”?

A ideia da lata surgiu por sugestão da editora, que por sua vez a copiou de uma edição que tinha ocorrido em Inglaterra, de uma outra banda (se não estou em erro dos PIL). É claro que achamos a ideia fantástica e a aceitamos imediatamente.


7. “Amanhã”: matar saudades ou um novo fôlego?

Um novo fôlego sem dúvida nenhuma. Um TAXI mais crescido, que perdeu a sua inocência inicial.


8. O que podemos esperar dos novíssimos Taxi?

Boas músicas e bons concertos cheios de força.


9. Que música moderna portuguesa ouvem, actualmente?

TAXI é formado por 4 elementos, com gostos musicais muito diversos, que abrangem os mais diferentes tipos de música. Mas todos nós ouvimos muita música portuguesa.

Taxi – "T. V. W. C."

Taxi – "Cairo"

X