1980-2010
Em 2010, nos 30 anos sobre o boom, foram publicadas 18 entrevistas, 3 destaques e 9 colaborações de escribas da música nacional. Fica aqui esse registo/memória.
ALARME – Carlos Cavalheiro
ANÍBAL MIRANDA
DA VINCI - Pedro Luís Neves
FERRO & FOGO – João Carlos
FRODO
GNR – Vítor Rua
GRUPO DE BAILE – Carlos Manuel Tavares
HERÓIS DO MAR – Carlos Maria Trindade
IODO – Jorge Trindade
LENA D'ÁGUA
LUÍS PEDRO FONSECA
PIZO LIZO – Mário Pimenta
ROCK & VARIUS – Midus
SALADA DE FRUTAS – Moz Carrapa
TAXI – Rodrigo Freitas
TÓ NETO
TRABALHADORES DO COMÉRCIO – Sérgio Castro
UHF – António Manuel Ribeiro
ANDRÉ NASCIMENTO > António Manuel Ribeiro teve um papel mais preponderante na música do que o Rui Veloso
ARISTIDES DUARTE (2) > e foi um frenesim… | UHF - À Flor da Pele
CARLOS VILAFANHA > recordo pela positiva as noites passadas no Rock Rendez Vous
J. SOARES > tempo único e irrepetível
JOÃO CARLOS CALLIXTO > foi uma época de excessos
JORGE ÁLVARES > novidade de ouvir pela primeira vez rock cantado em português
JORGE RESENDE > o rock cantado em português, das memórias mais presentes
JÚLIO MARQUES (2) > tardes e noites fantásticas passadas no Rock Rendez-Vous | Roxigénio - "Roxigénio"
PAULO RAMOA > começo a ouvir música moderna em português
FRODO – Entrevista em Maio de 2010
Frodo é o alter-ego de Manuel Cardoso e foi o carismático vocalista de uma ds maiores bandas portuguesas de sempre: os Tantra. Na euforia do boom gravou em nome próprio, além dos próprios Tantra, mas também produziu bandas como Iodo ou Street Kids.
António Luís Cardoso

Os Tantra desbravaram Portugal todo e implantaram o rock português
1. Volvidos tantos anos sobre o ‘boom do rock português’, que memórias restam?
Algumas coisas boas e sobretudo as melhores muito esquecidas ...excepção ao Rui Veloso .
2. O ‘boom’ precisa de pai? E será o Rui Veloso ou António Manuel Ribeiro?
Isso é um assunto ridiculo que o ego desses músicos os impede de esclarecer. Não há pai nenhum e se houvesse não seriam eles de certeza! Antes deles os TANTRA desbravaram Portugal todo e implantaram o rock português nele! Só depois vieram eles... E antes houve os Ephedra, e os AraZen e o single do Júlio Pereira...
3. Um disco e uma banda/músico do ‘boom’?
Heróis do Mar!
4. Os Tantra, ao contrário da corrente, lançam o último álbum em inglês, durante o ‘boom’, quando sempre haviam gravado em português, desde 1976. Foi coincidência ou não há coincidências?
Foi apenas a sequência natural para nós.
5. Para uma banda que chegou, nos anos 70, a encher o Coliseu de Lisboa, como foi ver toda essa euforia, finalmente, por rock nacional?
Foi ótimo tirando o facto que alguma da melhor musica foi esquecida e ouvia-se pouca música interessante salvaguardando vários grandes projectos e músicos ( Rui Veloso , Heróis do Mar, Trovante, etc...).
6. Como Frodo, publica dois álbuns (um com um máxi incluído) em 1982, e, mais tarde, assume Manuel Cardoso. Aproximações e diferenças?
Foram várias fases que fizeram todo o sentido na sua época. Tive razões para tudo mas seria uma longa historia...
7. Foi, nos anos 80, também produtor, lembrando – do tempo do ‘boom’ – os Iodo e os Street Kids. Muitas daquelas bandas precisavam de gente como Manuel Cardoso, mais experiente?
Todos precisamos de gente mais experiente que nos ajude a potenciar as nossas qualidades e controlar os defeitos ou limites . Essas bandas e várias outras que não produzi estão entre as que foram esquecidas pela rádio, editoras e tv nessa época. Os GoGraal Blues Band por exemplo...
8. E hoje, que projectos?
Editei recentemente o cd "Joyland " do meu projecto NAKED TRAVELLER que vai do chillout à musica alternativa e electromistica. Aconselho a visitarem os meus sites em www.myspace.com/nakedtraveller. Estou tambem a preparar um cd de musicas mais "rock songs" a sair provavelmente em 2011.
9. Que música moderna portuguesa ouve, actualmente?
UNREAL que é uma banda de trance music, Bernardo Lampreia e os seus projectos, os Mahamudra e os Atma, alguns guitarristas de guitarra portuguesa e também a Mariza, assim como a música alternativa do Fernando Guiomar e várias bandas rock, heavy e prog que tambem podem encontrar nos meus sites na secção dos meus amigos.Para além destes, gosto de alguns grupos que oiço ocasionalmente na rádio mas não sei os nomes.









